Pilar Rodriguez
Pilar Rodriguez (BA,1977) é artista plástica, mora e trabalha em Recife desde 2021.
É uma artista que examina a possível relação entre cor, memória e materialidade, tanto em suas pinturas quanto nos objetos que coleta e desenvolve em seu ateliê. No Rio de Janeiro, onde morou durante muitos anos, seu olhar sempre esteve voltado para a relação entre arquitetura tropical e natureza, mas com a mudança para Recife em 2021, a artista foi sendo gradativamente influenciada por uma nova paisagem - composta pela beleza efêmera de uma temporalidade marcada pelas ações do tempo, como o sol, o vento, a chuva e a umidade agindo sobre as superfícies da cidade. Em seu trabalho, Pilar experimenta então recriar substâncias imaginárias, misturando além das tintas e colagens em papel, materiais típicos da construção civil como gesso, massa corrida e pó Xadrez.
A arquitetura tropical invadida pela natureza, passou a ser o motivo inexorável do trabalho de Pilar Rodriguez. Sua busca é por uma pintura de processo que investiga camadas de cores, direções e outras tantas possibilidades do fazer pictórico.
Atualmente, a artista experimenta o contraste entre as formas orgânicas da natureza e o aspecto geométrico dos azulejos, pinhas de jardim e cobogós. As tintas podem ser densas ou magras. Seu gesto pode ser de rapidez ou lentidão. Mesclas cromáticas podem acontecer na própria tela. Desse modo, Pilar vai testando o diálogo entre cores e formas, e questionando até que ponto seu trabalho pode ser abstrato sem romper com a figuração.