WhatsApp_Image_2021-09-30_at_10.56.59.jpeg.jpg

Porcelana de Regina Silveira.

naiade.jpeg

ACERVO 2021

A Christal Galeria apresenta, em sua terceira exposição do calendário de 2021, obras reunidas como parte de seu acervo permanente.

Nesse ano inaugural das atividades da galeria, nos concentramos em traçar relações com artistas que se afinassem com nossa missão e se inspirassem nos mesmos ideais que os nossos. Ideais estes que tem nos feito acreditar que a arte é, ao lado da educação, um dos poucos caminhos reais para que possamos construir ativamente um novo paradigma de Brasil e de mundo, pautado na ruptura de toda e qualquer forma de preconceito e pela valorização das diversidades.

Criada e concebida como um espaço voltado para as Artes, a Christal Galeria valoriza a cultura histórica e visual do povo pernambucano, onde se localiza sua sede no bairro do Pina, na capital do Estado. Desse modo, quase a totalidade dos artistas apresentados neste momento são conterrâneos ao espaço, justificando o imenso valor artístico e a grandeza de patrimônio humano que encontramos aqui.

Nesta primeira mostra de nosso acervo, reunimos obras que buscam contar e relacionar a vocação comum do laboro destes artistas nas múltiplas linguagens que as artes visuais contemplam.

A partir daí foram selecionadas pinturas, desenhos, fotografias, esculturas, gravura, murais e objetos que expressam em seus temas a mesma diversidades que suas formas: de paisagens ao figurativo, das formas abstratas às geométricas, de objetos do cotidiano a estruturas industriais.  Da mesma maneira, o espectro de materiais usados pelos artistas também afluem para a diversidade, indo da argila ou digital, do pigmento mineral ao vegetal, do bordado em tecido à impressão em tela de algodão.

Assim, os trabalhos de Ana Longman, Badida, Christina Machado, Clarissa Garcia, Gustavo Maia, Náiade Lins, Nelson Leirner, Piera, Tiffanie Mangels e Zé Som representam parte de um conjunto, sendo escolhidos entre o total de obras que conseguimos reunir até o momento, desde o início de nossas atividades em Janeiro de 2021.

O Acervo 2021 da Christal Galeria é uma exposição que quer trazer ao público visitante parte das experiências visuais que as artes plásticas permitem usufruir: através da dissolução de referências da realidade como nas obras de Ana Longman; na penetração das sugestões pictóricas das obras de Náiade Lins; no sensorial das áreas de cores nas obras de Tiffanie Mangels; pela asserção da realidade expressa nas obras de Gustavo Maia; pela ótica distorcida que vemos nas obras de Piera; pelo contraste de cor e sombra nas obras de Clarissa Garcia; pela composição inquieta na obra de Christina Machado; pela distorção de ícones pops trazidos por Nelson Leirner; pelo universo onírico flagrado em Badida; na luminosidade e movimento gestual expresso pelas digitais do artista popular Zé Som, grande nome que nos deixou há pouco mais de um ano e que queremos valorizar nesta mostra.

Caminhamos certeiras que a receptividade do público para nossas propostas e a conquista de uma presença marcante e única na cena artística de Recife é um longo trilhar.  Contudo estamos certas também de que, a linguagem universal a que nos dispomos curar neste espaço esplendoroso que foi criado na Rua Estudante Jeremias Bastos está sendo narrada referenciando nossos valores fundamentais de idoneidade, ética e valorização regional.

 

                                                                                                                   Stella Mendes

Curadoria: Christiana Asfora Cavalcanti 

Visitação:  de 07 de outubro a 20 de novembro de 2021

04_104_DSC_0683_trat_jpg_reduz.jpg
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon