Entre Safra: Acervo de Verão

A exposição “Entre Safra: acervo de verão” apresenta obras de Marepe, Diego Garcez, Julieta Cavalcanti, Nelson Leirner e José Barbosa e fica em cartaz até 05/03.

Todos os trabalhos foram selecionados por Laurindo Pontes e Christiana Asfora Cavalcanti e se relacionam através da temática figurativa, apresentando retratos de pessoas, imagens icônicas da cultura pop, da religiosidade popular, além de pássaros e peixes. O percurso traçado pelos curadores demonstra o intuito de expressar características peculiares da produção de cada um dos artistas, descrevendo alguém, algo ou uma expressão conhecida que nos coloca em estado de reflexão.

As obras de Marepe nos conduzem à cultura e a tradição de seu local de nascimento, exibindo nas aquarelas sobre papel as cores e os personagens do interior baiano. Relacionado a ele temos as obras de Julieta Cavalcanti,  todas também em papel, porém utilizando a tinta acrílica para expressar a tropicalidade das aves, dos pássaros e das personagens com quem convive na capital carioca.

A conversa que se estabelece entre Diego Garcez e Nelson Leirner vai além da técnica mista que ambos fazem uso: a distorção figurativa dos rostos que retratam é uma matéria em comum que nos faz olhar para as expressões e siluetas em cada detalhe das composições, nos conduzindo da sobriedade ao irônico.

Contar com a presença de um artista do peso de Nelson Leirner no acervo da galeria é de grande valia, pois representa de forma sui generis a expressão intermídia de um artista consagrado, que trazia em suas obras e ações forte teor analítico e, ao mesmo tempo, polêmico. A obra em exposição faz parte da série “Monalisa” ao qual o artista se dedicou a partir dos anos 2000, após fazer parte da Bienal de Veneza (1999). Neste período, suas séries se apropriavam de imagens artísticas banalizadas pela sociedade de consumo, nos colocando diante do impulso consumista.

A exposição do acervo de verão da Christal Galeria apresenta também obras de José Barbosa, artista plástico olindense, que se expressa pelo entalhe da madeira, produzindo esculturas figurativas que trazem uma grande simbologia regional e popular.

No suporte da madeira o artista representa diversas espécies de peixes, cada um com uma singularidade específica e toques surrealistas. Destaque para a “Peixe de Iemanjá” que comprova a qualidade técnica do artista e sua capacidade de trazer para o presente uma personagem tão fundamental para a cultura popular brasileira.

Já na pintura em tela, a mesma temática da fauna marítima aparece entre paisagens litorâneas e um berço de frutas tropicais, reforçando sua influência regional em temas e tons muito representativos da potência figurativa nordestina.

Stella Mendes

Artistas participantes da Exposição Entre Safra: Acervo de Verão:

Diego Garcez, Julieta Cavalcanti, José Barbosa, José Cláudio, Marepe, Nelson Leirner e Tiago Amorim.

Curadoria: Laurindo Pontes e Christiana Asfora Cavalcanti

Visitação:  de 05 de fevereiro a 05 de março de 2022