Pernambuco por J. Borges

Decidimos incluir J. Borges no calendário de exposições da Christal Galeria em 2022 diante da grandiosidade de sua obra e de seu percurso e cientes de que um nome como esse precisa estar em todos os espaços de arte. Agendamos a ida até seu ateliê e lá chegamos em 29 de novembro de 2021, dispostas a convencer J. Borges a produzir uma exposição inteira para o próximo semestre. O tema apresentado foi Pernambuco, pois o segundo ano de existência da galeria pretende se dedicar aos artistas locais, reconhecendo e potencializando a produção e representatividade desse grupo.

Fomos recebidas como se estivéssemos em nossa casa e por horas conversamos dos mais diversos assuntos: da propriedade de seu pai em sua terra natal a repentistas, cordelistas e xilogravuristas; de programas de televisão à política atual; do tamanho de territórios de nosso país aos forrós animados que, no auge dos seus 86 anos, ainda o fazem animar. Nessa conversa informal, fomos sendo apresentadas a todas as etapas de sua produção: passamos minuciosamente pelas escolhas dos materiais e formas de execução dos entalhes, pelos detalhes da produção de cada obra aqui apresentada, todas feitas sob encomenda e com sugestão de assuntos para que o artista desenvolvesse sua narrativa.

A exposição traz como temas a riqueza natural e cultural de Pernambuco representadas pelas paisagens da Zona da Mata; a vegetação do Agreste; o Sertão; a música e o folclore; o São João; o show de Luiz Gonzaga; personalidades ilustres como Ariano Suassuna, Francisco Brennand e Nossa Senhora da Conceição; as questões sociais ligadas à falta de água e vida rural; a presença de Lampião junto aos pobres e o namoro no interior, em cima do cavalo, explorando assim temas amplos e centrais que fazem da cultura pernambucana, um capítulo singular no repertório nacional.

Esperamos que essa exposição nos aproxime do que o Brasil tem de melhor, que é nossa cultura e nosso povo, assim como de nossos mestres Griôs, guardiões de uma sabedoria tão simples e monumental que ficamos nos sentindo pequenos e acolhidos ao seu lado, sonhando que possamos voltar a viver “reunidos, respeitando o velho, o novo, o rico e o pobre” como nos disse J.Borges naquela manhã em Bezerros.

As obras exclusivas de J. Borges na Christal Galeria agora fazem parte do acervo do Museo Reina Sofía na Espanha, um dos mais importantes museus de arte moderna e contemporânea do mundo.

Stella Mendes

Visitação:  30 de abril à 28 de junho de 2025