Cavani Rosas: Raízes e Ramificações


Tudo está interligado na obra de Cavani  Rosas. A profundidade de seu trabalho não  está nos procedimentos de pesquisa ou nas  recorrências de escolhas do que será  representado, mas na entrega pessoal a uma  espécie de método meditativo, técnico e  espontâneo. Nos desenhos e esculturas do  artista, apesar da visível diversidade de  temas presentes, há uma nuance em comum  que paira sobre tudo. Mesmo quando as  peças possuem estilos bem diferentes, que  vão das formas livres abstratas ao mais  rígido realismo figurativo, uma essência  autoral se sobressai.

Percebida no resultado final, a capacidade  de concentração demonstrada nos desenhos e esculturas reflete um ofício quase  ritualístico, um mergulho existencial sobre as  páginas de papel, telas e massas de barro.  Tanto nos traços de precisão cirúrgica  quanto nas formas mais soltas, existe ali uma  consciência do gesto manual que se  transfigura em composições sublimes. Até  nas representações mais detalhistas de  paisagens percebe-se um ato de criação,  manifestado em escolhas sutis e  determinantes. 

Nos desenhos, as mesmas partículas de tinta  que originam formações botânicas, personagens culturais e lugares reais são  transportadas para contextos de fantasia,  sobrenaturalidade e abstrações expressivas.  Os traços e pontos são o elo de ligação entre  dimensões distantes e multiversos paralelos.  As esculturas materializam essas inquietações em volumes físicos que se espalham nos  espaços. 

No momento desta exposição, o artista  encontra-se com 70 anos de idade. As obras  que ocupam as paredes da Christal Galeria  estão distribuídas em diferentes  agrupamentos temáticos, mas há um recorte  que reúne todas. Os quadros e esculturas  apontam entrelaçamentos entre caminhos  distintos na busca pelo entendimento de um  conjunto coeso e ao mesmo tempo  heterogêneo, desenvolvido e amadurecido  de forma natural ao longo de cinco décadas.  A arte de Cavani é como uma árvore que, com  raízes bem fincadas, se expande em infinitas  composições de folhagens e ramificações. 

Júlio Cavani

Curadoria: Júlio Cavani

Visitação:  de 17 de março a 22 de maio de 2023