01.jpg

EXPOSIÇÃO IDENTIDADE
MATRIZ

A exposição coletiva Identidade Matriz fará a abertura da Christal Galeria em 28  de janeiro de 2021, trazendo para Recife, em Pernambuco, uma alternativa cultural no universo das Artes.

Explorando o sentido lingüístico de Identidade como a igualdade de um elemento em  relação a ele próprio e Matriz como lugar onde alguma coisa se gera ou se cria, a  exposição coletiva dirige para a cena local nomes de artistas mulheres que atuam no cenário regional e nacional, de Norte a Sul do Brasil.

Tendo como partida o “Auto-retrato” de Tereza Costa Rêgo (artista recém falecida em  2020 e nossa homenageada) apresentaremos marcas e particularidades presentes nas  produções selecionadas que passam pelo lugar de fala, gênero, representatividade e engajamento político, temas tão fundamentais na obra e trajetória de Tereza.

Porcelana de Regina Silveira.

Seguindo por essa perspectiva, queremos repercutir a visibilidade da expressão  feminina no universo das Artes Visuais, trazendo artistas cujas obras dialoguem entre  si por suas experiências de protagonistas em suas expressões e territórios do criar.

Assim, Identidade Matriz reúne obras de diversas linguagens, cujo enlace curatorial  está marcado pela história, trajetória e pelo repertório das artistas selecionadas.  Sentimos que, ao reunir expressões variadas (de artistas de origens e idades  diferentes), apresentaremos um conjunto que dialoga a partir da potência dos assuntos que desenvolvem e o percurso que representam como mulheres.

A exposição irá para ocupar os 300mt² de espaços internos e as áreas externas da  galeria, salientando o espaço da galeria como um território e lugar de união, visto  como uma espécie de fonte que gera e cria esta ligação entre diferentes contextos.

Assim, a galeria idealizada por Christiana Asfora, deseja atuar como vértice da  produção cultural na cena das Artes Visuais, reunindo em exposições temporárias  nomes que representam o território nacional, numa confluência que dê ao Recife o papel de fomentador das Artes na região Norte-Nordeste do país.

 

Artistas que participam da Exposição Identidade Matriz:

 

Ana Flávia Mendonça, Badida Campos, Berna Reale, Christina Machado, Ianah Maia, Juliana Notari, Laura Melo, Náiade Lins, Nathê Ferreira, Priscila Lins, Regina Silveira

Roberta Guimarães e Tereza Costa Rêgo (in memoriam).

Sementes de cerâmica da Ana Flávia Mendonça

Ana Flávia Mendonça - 01.jpg

Curadoria: Stella Mendes e Laurindo Pontes

Visitação: de 28 de janeiro a 29 de maio de 2021

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon