REFLORESTAR | Exposição coletiva

"Toda mulher parece uma árvore. Nas camadas mais profundas de sua alma ela abriga raízes vitais que puxam a energia das profundezas para cima, para nutrir suas folhas, flores e frutos.
Ninguém compreende de onde uma mulher retira tanta força, tanta esperança, tanta vida.
Mesmo quando são cortadas, tolhidas, retalhadas de suas raízes ainda nascem brotos que vão trazer tudo de volta à vida outra vez.
Elas têm um pacto com essa fonte misteriosa que é a Natureza."

Clarissa Pinkola Estés
Mulheres que correm com os lobos

Reflorestar é a exposição de encerramento do calendário da Christal Galeria em 2022. Apresentamos nessa coletiva 11 mulheres vindas de Norte a Sul do país e que foram convidadas pelo núcleo curatorial da galeria para compor a exposição.

Guiadas pelo recorte proposto em torno das vulnerabilidades dos processos de desertificação que estamos vivendo em todas as esferas da vida contemporânea, as artistas apresentam 39 trabalhos nos mais diversos suportes: desenho, pintura, arte têxtil, fotografia, vídeo, gravura e lambe-lambe, sendo a maior parte da produção feita entre 2020-2022.

Os trabalhos apresentam pontos de intrínseca confluência, se envolvendo diretamente com o posicionamento plural do que a figura feminina simboliza como a ligação que traz a força vital capaz de transformar o mundo, ou seus mundos.

E aqui estes mundos estão reproduzidos pelos vários Brasis, pois da região Nordeste temos obras das pernambucanas Alicia Cohim, Ana Longman, Brenda Bazante, Carol Drahomiro e da alagoana Geoneide Brandão. Do Sul e Sudeste temos as paulistas Ana Michaelis, Bianca Foratori, Cris Panariello e Vivian Kass. Julieta Cavalcanti é a artista representante do Rio de Janeiro e Marta Berger do Sul, pois a artista é nascida em RS mas mantém ateliê em PR e SC.

Encontramos em seus trabalhos mensagens de como lutar e ter estratégias que se oponham ao abandono e desemparo não apenas dos espaços naturais, mas especialmente das almas e dos corações. Abrimos caminhos para as artistas expressarem o reflorestar das mentes, germinando novos sentidos na busca do esperançar e da reconstituição do que foi original um dia. E, por isso, elas nos levam da fruta-pão à mandioca, das fronteiras estabelecidas pelos homens à necessidade de materializar o impossível, do que conduz o Tempo ao que expande as raízes, do tom terra ao dourado, do olhar 44 às papoulas vistas pela janela, do corpo desnudo ao que traz as saudades.

Assim, Reflorestar foi o tema que nos aproximou destas artistas, pois percebemos que em suas produções é recorrente o refazer de significados e a quebra de barreiras simbólicas para recuperar o que foi desmatado, seja pelo preconceito ou pelo descuido daquilo que nos desumaniza e nos deixa desprotegidos enquanto grupo e espécie. A exposição percorre o trajeto da contemplação e da entrega buscando renaturalizar, repovoar e recuperar o que estamos perdendo na modernidade líquida e, com isso, alcançar novos paradigmas.

Ao longo de 2022 apresentamos a produção genuína local com trabalhos Como Fumaça do artista Ziel Karapotó (cuja individual foi a primeira de uma artista indígena no Estado); encomendamos um mergulho único para o mestre da xilogravura J.Borges nos mostrar sua terra Pernambuco; revisitamos a carreira e investimos na produção recente do artista José Barbosa que nos trouxe uma exposição única e extremamente atual com a Escuta do Tempo Javari.

Estamos plantando possibilidades de quebrarmos com a divisão entre os seres humanos e o seu meio ambiente e de nos posicionarmos dentro do planeta vivo não apenas como “guardiões” e “protetores” da natureza, mas como parte inerente desse sistema vivo, buscando ser um espaço vitalizador no universo das Artes que ative, no público, a vontade de gerir um campo fértil ao seu desenvolvimento pessoal.

Com Reflorestar queremos nos unir ao momento que iniciou nosso percurso em Recife, pois abrimos a Christal Galeria com 13 mulheres durante a mostra Identidade Matriz trazendo para a cidade obras de artistas dos 4 cantos do Brasil. Agora, encerraremos o segundo ano da galeria reforçando e fazendo valer este compromisso e intenção em valorizar as vozes femininas no campo das artes visuais.

 Stella Mendes

Artistas participantes da Exposição Reflorestar:
Alícia Cohim, Ana Longman, Ana Michaelis, Bianca Foratori, Brenda Bazante, Carolina Drahomiro, Cris Panariello, Geoneide Brandão, Julieta Cavalcanti, Marta Berger e Vivian Kass.

Curadoria:  Núcleo Curatorial Christal Galeria

Visitação:  de 04 de novembro 2022 a 08 de março de 2023